Implantodontia (Implantes)abr 15, 2024

Como limpar prótese fixa? Entenda aqui

O sorriso harmônico melhora a aparência facial e funções vitais para o organismo, como a mastigação e a respiração. Por isso, saber como limpar prótese fixa é fundamental para quem faz uso dela e quer conservá-la em bom estado pelo máximo de tempo possível.

Afinal, a higienização bucal feita com atenção faz toda diferença para as peças odontológicas cumprirem sua missão de auxiliar os pacientes a terem mais qualidade de vida. Com os cuidados adequados e a ajuda de bons acessórios, como escova e fio dental específicos, essa tarefa se torna muito mais simples.

Neste post, você vai entender como limpar a prótese fixa, além de conferir outras informações importantes sobre o assunto. Boa leitura!


O que é a prótese dentária fixa?


A prótese fixa é uma opção de reabilitação oral que consiste em uma peça fixada em implantes dentários ou sobre alguns dentes, que exercem a função de pilares. Essa é uma opção de tratamento indicada para quem teve perda dentária e, consequentemente, está com as funções bucais comprometidas.

A depender do quadro do paciente, existem algumas opções que podem ser adotadas:

  • ponte fixa — fica ancorada nos dentes adjacentes, que precisam passar por um processo de desgaste a fim de permitir o encaixe da estrutura;
  • prótese parcial fixa sobre implante — é preciso realizar um procedimento cirúrgico para colocar pinos metálicos que substituem a raiz dentária. Como o próprio nome demonstra, é utilizada para repor somente alguns dentes;
  • protocolo — também utiliza pinos (de 4 a 6, normalmente) que se ancoram na estrutura óssea da boca, mas, diferentemente do modelo parcial, tem a função de substituir toda a arcada do paciente.


Quais são as funções da prótese dentária?


As próteses têm um papel muito importante na qualidade de vida dos pacientes que perderam dentes, o que pode acontecer devido a uma série de fatores que variam desde doenças bucais até traumas causados por acidentes. Para entender melhor como elas impactam a rotina, confira suas principais funções:

  • recuperar a aparência do sorriso do paciente ao repor os dentes perdidos;
  • permitir uma mastigação mais confortável e eficiente;
  • melhorar a fala e a respiração, que tinham ficado prejudicadas pela falta de elementos na boca;
  • proteger a gengiva e o periodonto, ajudando a evitar problemas bucais;
  • evitar a movimentação dos dentes remanescentes, no caso das próteses parciais;
  • aumentar a autoestima do paciente graças à melhora na estética do sorriso.

Quanto tempo a prótese dentária fixa dura?

Alguns fatores influenciam a durabilidade da peça. O material em que é confeccionada e os hábitos de higienização estão entre eles. Por isso é tão importante saber como limpar prótese fixa. Além da prática ser essencial para evitar doenças bucais, ela também afeta o tempo pelo qual exercerá todas as suas funções como se espera.

De modo geral, no entanto, uma prótese dentária fixa dura de 5 a 10 anos, em média. Vale ressaltar que aquelas feitas com implantes tendem a ter uma durabilidade maior.


Por que realizar a limpeza da prótese fixa?


Pessoas com prótese devem redobrar o cuidado com a higiene bucal. Isso porque a peça fixa pode desencadear problemas como o mau hálito, o acúmulo de placa bacteriana e tártaro, que causa inflamações e desencadeia uma série de outros problemas.

A falta de uma boa higienização pode dar origem até mesmo a uma peri-implantite, uma infecção nos tecidos orais que leva, em último caso, à perda da prótese. Assim, garantir uma boa limpeza é a melhor maneira de manter a saúde bucal e preservar a peça.


Como limpar prótese fixa?


Até o momento, você sabe por que deve prestar mais atenção à higiene da sua prótese dentária fixa. Ainda assim, a pergunta que fica é: como esse processo deve ser feito em casa? Para resolver a questão, basta seguir este passo a passo:

  • utilize uma escova interdental e faça movimentos circulares na dentição, especialmente na região implantada, para remover restos de alimento sobre os dentes;
  • após concluir a escovação, passe o fio dental (indica-se o modelo superfloss), que garante a completa remoção de resíduos entre os dentes e a gengiva;
  • termine o processo de higienização com enxaguante bucal. Cuidado para não fazer o enxágue com modelos à base de substâncias abrasivas que danificam a peça, por isso, peça indicação de marcas para o seu dentista.


Ainda que saber como limpar prótese fixa em casa seja importante, você não deve deixar de procurar o dentista periodicamente. O profissional faz a higienização completa da peça, prevenindo problemas e mantendo o funcionamento dela.


Como acessórios caseiros podem ajudar na higienização?

Seguindo a lista de cuidados, você consegue deixar a sua prótese livre da ação de bactérias e disfunções orais. Porém, alguns acessórios ampliam a higienização da prótese fixa em casa. É o caso da escova modelo unitufo, a qual facilita a limpeza da região com cerdas especiais.

Fora isso, o fio dental de ponta rígida, em material nylon, melhora a inserção do utensílio entre os dentes, auxiliando a remoção de resíduos na dentição. Igualmente, o passa fio é uma peça em formato de agulha que ajuda na limpeza oral.

Para completar, aparelhos de jato d’água (a exemplo do Waterpik) podem ser úteis para assear a parte de baixo da peça, especialmente no caso do modelo protocolar.


Quando é necessário trocar a prótese dentária?

Já que as próteses têm certa durabilidade, chega um momento em que é preciso trocá-las. Para saber quando exatamente isso deve ser feito, o ideal é consultar o dentista. Há situações, no entanto, que podem exigir uma troca antecipada, com a peça ainda em boas condições estéticas e funcionais.

Alguns exemplos disso são quando o paciente apresenta sangramento gengival ou alergia ao material de confecção da peça. Em casos como esses, é necessário removê-la para tratar o problema e, então, fazer a substituição dela.

Neste artigo, você pode perceber como limpar prótese fixa é um processo que demanda atenção e tem um impacto importante na durabilidade dela. Por fim, vale reforçar que, mesmo com o uso de acessórios adequados, a visita ao dentista é fundamental para reforçar a higienização e, assim, evitar o acúmulo de resíduos que levam ao desenvolvimento de doenças bucais.

Agora que conhece os benefícios de limpar a sua prótese fixa, ajude os seus amigos a ter mais qualidade de vida, cuidando mais da higiene bucal. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!


Dr. Paulo Zahr

Fundador e presidente da Odonto Company

Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).


Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.

Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.

Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.

A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.

Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!

E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:

“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”

Veja o que a imprensa já falou sobre a Odontocompany :