Odontopediatriaabr 15, 2024

Qual a importância do fio dental para a criança?

O incentivo a uma boa higiene bucal deve começar desde cedo, pois é uma parte fundamental entre os cuidados com a saúde desde a infância. Muitos pais têm dúvidas sobre como e quando inserir o uso de fio dental para seus filhos.

A verdade é que a apresentação do fio dental para a criança deve começar logo quando os primeiros dentes de leite começam a encostar uns nos outros — o que ocorre por volta dos dois anos.

Neste artigo, vamos explorar a importância do fio dental para as crianças, destacando seus benefícios e fornecendo dicas sobre como tornar esse hábito divertido. Confira!


Qual a importância do fio dental para a criança?

O fio dental desempenha um papel crucial na prevenção de cáries, gengivite e outras doenças bucais, mesmo em crianças. Neste tópico, vamos apresentar alguns dos principais benefícios que o uso regular do fio dental proporciona. Acompanhe!


Contribui para a prevenção de cáries e placa bacteriana

O fio dental desempenha um papel crucial na remoção de alimentos que se acumulam entre os dentes. Quando esses resíduos não são removidos adequadamente, podem se transformar em placas — uma película pegajosa que contém bactérias. Com o tempo, a placa pode levar à formação de cáries.

Além de prevenir cáries, o fio dental é fundamental para manter as gengivas saudáveis. O acúmulo de placa ao longo da linha da gengiva pode levar à inflamação — gengivite — e até mesmo a doenças periodontais mais graves, se não for tratado adequadamente.


Prevenção de outras doenças bucais

O uso regular do fio dental desde a infância não apenas ajuda a prevenir cáries e problemas nas gengivas, mas também pode reduzir o risco de outras doenças bucais, como periodontite.

Além disso, o uso do fio dental também pode contribuir para a prevenção da halitose, um problema que pode afetar a autoestima e as interações sociais das crianças. A remoção dos resíduos de alimentos e da placa bacteriana por meio do uso regular do fio dental ajuda a reduzir a probabilidade de mau hálito.


Contribui para a conscientização e desenvolvimento de hábitos saudáveis

Além dos benefícios diretos para a saúde bucal, o uso regular do fio dental desde a infância também contribui para o desenvolvimento da independência e responsabilidade das crianças em relação à sua própria saúde.

Ao ensinar e incentivar seus filhos a incorporar o fio dental em sua rotina de higiene oral, os pais estão capacitando-os a cuidar ativamente de sua saúde, o que é uma habilidade valiosa para toda a vida.


Como inserir o fio dental na escovação da criança de forma divertida?

A escovação e o uso do fio dental são atividades essenciais para boa saúde bucal e isso pode ser facilmente assimilado por um adulto. Porém, se for imposto, sem contextualização para as crianças, pode se tornar algo chato, impositivo e incômodo. Por isso, além de ressaltar a importância desse hábito, é importante relacioná-los a coisas positivas e, se possível, tornar essa atividade divertida.


Seja um exemplo positivo

Além de apenas escovar os dentes e usar o fio dental na frente do seu filho, explique a importância desses hábitos de forma simples e acessível para a idade dele. Mostre entusiasmo durante o processo, destacando como a escovação e o uso do fio dental deixam os dentes limpos e saudáveis.


Torne o processo de compra divertido

Você pode até mesmo envolver seu filho, deixando-o ajudar a escolher a escova de dentes e o fio dental, tornando-o parte do processo de cuidados com a saúde bucal da família.

Quando falamos em tornar o processo de compra do fio dental divertido, devemos ir além de apenas escolher produtos com os personagens favoritos da criança ou sabores agradáveis.

Peça para que ela ajude a escolher esses produtos, deixando-a sentir-se no controle e mais engajada no processo. Além disso, transforme a escolha dos produtos em uma experiência educativa, explicando os diferentes tipos de fio dental e por que é importante escolher o mais adequado para sua saúde bucal.


Transforme a escovação em uma atividade em família

Além de escovar os dentes e usar o fio dental juntos, torne esse momento divertido e educativo. Façam competições de quem consegue fazer a melhor limpeza, criem músicas sobre a importância da higiene bucal e até mesmo historinhas em que os personagens têm que cuidar dos dentes.

Dessa forma, a criança associa a escovação e o uso do fio dental a momentos de diversão e conexão familiar.


Recompense o esforço da criança

Crie um sistema de recompensas como, por exemplo, estabelecer um calendário de “premiações” onde, ao acumular certo número de pontos por escovar os dentes e usar o fio dental regularmente, seu filho possa trocar por atividades especiais, como um passeio ao parque ou uma noite de jogos em família. Isso não só incentiva o uso do fio dental, mas também promove outros comportamentos positivos.

Com essas estratégias, você pode ajudar seu filho a desenvolver hábitos saudáveis de higiene bucal que durarão a vida toda. Lembre-se de que a saúde bucal é uma parte importante do bem-estar geral, e o fio dental desempenha um papel essencial nessa equação.


Apresente o dentista como um amigo que vai ajudá-la

Não deixe que a criança seja apresentada aos mitos negativos sobre os consultórios odontológicos — que vão sentir dor, que vai ser desconfortável, etc. O dentista deve ser apresentado como alguém que vai ajudá-la a ficar com os dentes mais bonitos e saudáveis. Dessa forma, o profissional será um aliado na criação dos hábitos de higiene bucal como a necessidade do fio dental, indicando os melhores produtos para cada idade.

Apresentar o fio dental para a criança não é apenas uma ferramenta para garantir a limpeza dos dentes, mas uma peça fundamental na promoção da saúde bucal desde a infância. Ao prevenir cáries, placa bacteriana e outras doenças, o fio dental se mostra como um aliado indispensável na manutenção da saúde dos dentes e gengivas dos pequenos.

Além disso, ao introduzir este hábito desde cedo e de forma lúdica, os pais não apenas fortalecem a autonomia e responsabilidade das crianças em relação à sua própria saúde, mas também estabelecem bases sólidas para hábitos saudáveis que os acompanharão ao longo da vida.

Gostou das nossas dicas? Para entender mais sobre a importância do cuidado bucal desde a infância, confira nosso artigo: “Gengivite em crianças: 7 sinais que caracterizam o problema!“.


Dr. Paulo Zahr

Fundador e presidente da Odonto Company

Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).


Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.

Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.

Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.

A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.

Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!

E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:

“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”

Veja o que a imprensa já falou sobre a Odontocompany :