Outras especialidadesjun 02, 2020

OdontoCompany oferece serviço de telediagnóstico durante a pandemia

O serviço já está disponível nas quase 700 clínicas espalhadas por todo o país. Segundo o presidente da rede, Dr. Paulo Zahr, a teleodontologia é mais uma forma de minimizar o fluxo de pessoas fora de casa: “É mais um canal para que o cliente tenha acesso a nós, seja para tirar dúvida ou fazer uma primeira triagem sobre que tipo de dor está sentindo. A odontologia é um serviço que demanda um atendimento presencial, mas diante das circunstâncias, é um passo que damos para evitar ao máximo o deslocamento das pessoas”.


Como funcionará o serviço de teleodontologia


O atendimento online é oferecido a todos os clientes, tanto para os novos quanto os que estão em tratamento, e acontece por meio de uma plataforma especializada em teleconferência, em que consta, também, os dados, o diagnóstico e o histórico de receituário do cliente.
Dependendo do caso, os profissionais podem direcionar para apps mais simples, como o próprio WhatsApp, em que é possível ver a dentição. O atendimento é feito de forma personalizada e os dentistas farão todo o acompanhamento de cada caso.


O que diz o Conselho de Medicina


“De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o telediagnóstico é o ato médico feito à distância, geográfica e/ou temporal, com a transmissão de gráficos, imagens e dados para emissão de laudo ou parecer por médico com Registro de Qualificação de Especialista (RQE) na área relacionada ao procedimento.


Desde março de 2020, o CFM também reconheceu a utilização da telemedicina em caráter de excepcionalidade.


“A teleodontologia é um produto que o mercado vinha adotando e alguns países já implementaram. No Brasil, a liberação é favorecida em virtude da pandemia, mas deve permanecer mesmo após o término dela, pois representa o que há de novo no segmento odontológico. Há, claro, algumas dificuldades, pois o tratamento é manual e requer a presença de um profissional e do paciente, mas o que compete a dúvidas e uma análise não tão detalhada e profunda, é possível fazer a distância”, conclui o Dr. Paulo Zahr.

Veja o que a imprensa já falou sobre a Odontocompany :