Estéticaabr 15, 2024

Afinal, clareamento dental dói? Saiba aqui

Quem não sonha com um sorriso branquinho, não é mesmo? E para alcançar esse objetivo, muitas pessoas consideram o clareamento dental. No entanto, é comum surgirem dúvidas e preocupações, por exemplo, se o clareamento dental dói.

Neste texto, vamos esclarecer essa e outras questões relacionadas a esse tratamento estético que faz tanto sucesso nos consultórios odontológicos. Leia o post e descubra tudo o que você precisa saber para se sentir seguro e confiante ao decidir pelo clareamento dental!


Quando fazer um clareamento dental?

Antes de tudo, é importante saber quando o clareamento dental deve ser feito. Esse procedimento é indicado para quem deseja deixar os dentes mais brancos e conquistar um sorriso ainda mais bonito. Geralmente, é recomendado após uma avaliação odontológica, para garantir que não haja problemas de saúde bucal que possam interferir no processo.


O clareamento dental dói?


A grande questão do nosso post é se o clareamento dental dói. A resposta é: em geral, o procedimento não é doloroso. No entanto, algumas pessoas podem experimentar sensibilidade nos dentes durante ou após o clareamento. Isso ocorre porque o gel utilizado no processo pode penetrar nos dentes e irritar os nervos temporariamente.

A sensibilidade varia de pessoa para pessoa e pode ser mais intensa nas primeiras sessões de clareamento. No entanto, é importante ressaltar que essa sensibilidade costuma ser temporária e desaparecer após o término do tratamento.


Como lidar com a sensibilidade durante o clareamento dental?


Se você sentir sensibilidade durante o clareamento dental, algumas dicas podem ajudar na missão de aliviar esse desconforto temporário. Veja uma lista rápida:

  • utilize um creme dental específico para dentes sensíveis, com flúor e nitrato de potássio, que ajudam a reduzir a sensibilidade;
  • evite alimentos e bebidas muito quentes ou muito gelados, que podem agravar a sensibilidade;
  • não consuma alimentos ácidos, como frutas cítricas, refrigerantes, bebidas gaseificadas e alcoólicas durante o tratamento;
  • se a sensibilidade persistir, consulte o seu dentista, que pode recomendar medicamentos analgésicos úteis para esse momento.



Clareamento de consultório e caseiro: qual deixa mais sensível?

Para entender essa resposta, o primeiro ponto é saber que quanto mais concentrado o gel clareador, maior o risco de sensibilidade dentária. Por isso, o clareamento em consultório costuma gerar maior sensibilidade.

Por outro lado, no caso do clareamento dental caseiro, é possível alterar a concentração do gel clareador de acordo com a sensibilidade de cada paciente. Isso significa que, com essa opção de tratamento, o dentista pode ajustar a formulação do gel, reduzindo a sua concentração e, portanto, a sensibilidade no sorriso.

Se você está pensando em fazer um clareamento dental, não deixe que o medo da dor te impeça de ter um sorriso mais bonito. Afinal, como descobrimos nesta leitura, a resposta para a pergunta“clareamento dental dói?” é não. Encontre um dentista que transmita confiança para você e vá em direção ao seu sorriso de estrela de cinema!

Quer saber mais sobre o clareamento dental? Continue a sua jornada de conhecimento e leia o texto clareamento em dentes restaurados: entenda como funciona!


Dr. Paulo Zahr

Fundador e presidente da Odonto Company

Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).

Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.

Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.

Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.

A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.

Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!

E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:

“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”

Veja o que a imprensa já falou sobre a Odontocompany :