Estéticaabr 15, 2024

Maçã limpa os dentes? Saiba se é mito ou verdade

A maçã é uma fruta muito popular no Brasil, bastante nutritiva e saborosa, mas será que ela contribui para a limpeza dos dentes? Muitas pessoas acreditam que sim, pois a maçã tem uma textura firme e crocante, que pode remover resíduos de alimentos e bactérias da superfície dos dentes.

Além disso, a maçã contém ácido málico, que pode clarear os dentes e combater o mau hálito. Mas será que isso é suficiente para manter os dentes limpos e saudáveis?

Neste artigo, vamos esclarecer se a maçã limpa os dentes ou se isso é um mito, e como você pode aproveitar os benefícios desta fruta para a sua saúde bucal. Confira!


De onde vem a ideia de que a maçã limpa os dentes?

A ideia de que a maçã é uma fruta que contribui para a limpeza dos dentes acontece porque a fruta tem uma textura firme, rica em fibras que podem, no momento da mordida e da mastigação, agir como uma espécie de escova natural. A ação de atrito com os dentes pode contribuir para evitar o acúmulo de placa bacteriana, que é uma das principais causas da cárie e da gengivite.

O ácido málico presente na maçã pode contribuir para o clareamento dos dentes por sua ação abrasiva, que possibilita a remoção de manchas superficiais causadas por alimentos, bebidas e cigarro. Além disso, pode estimular a produção de saliva, que é essencial para neutralizar os ácidos que atacam o esmalte dos dentes e causam a erosão dentária.

Apesar de todos esses benefícios, a maçã não é capaz de limpar os dentes completamente, nem de substituir a escovação e o uso do fio dental. Isso porque a fruta não consegue alcançar todos os espaços entre os dentes, onde se acumulam restos de alimentos e bactérias que podem causar cáries e inflamações.


Como usar a maçã para limpar os dentes?

Se você almoçou na rua, não levou escova e pasta, mas não quer correr o risco de ficar com os dentes sujos até chegar em casa, a maçã pode ser útil para fazer uma limpeza superficial dos dentes. Para isso, siga as dicas abaixo:


  • coma a maçã com casca, pois é nela que se concentram a maior parte das fibras e dos nutrientes que podem ajudar na limpeza dos dentes;
  • corte a fruta em pedaços, e não em suco ou em forma de purê, pois ela mantém a sua textura crocante, que ajuda a remover os resíduos;
  • enxágue a boca com água, para remover o excesso de açúcar e ácido que podem ficar nos dentes e causar danos ao esmalte;
  • use o fio dental para limpar os espaços entre os dentes, onde a maçã não consegue chegar, e evitar o acúmulo de placa bacteriana.



Como incluir a maçã na alimentação?

A maçã é uma fruta versátil que pode ser consumida de diversas formas. O modo mais tradicional é comê-la in natura, como um lanche rápido e prático. Também pode ser utilizada em saladas, proporcionando crocância, doçura e acidez.

Existem outras maneiras de inserir a maçã na alimentação, porém, quando cozida, perde o fator de limpeza. Por exemplo, pode ser incorporada em tortas, bolos, geleias e compotas.

A maçã é uma fruta que pode trazer muitos benefícios para a saúde e ajudar na limpeza dos dentes, graças às suas propriedades físicas e químicas. No entanto, ela não é capaz de substituir a escovação e o uso do fio dental, que são essenciais para manter os dentes limpos e saudáveis. Portanto, a maçã deve ser vista como um complemento — e não uma alternativa — para a higiene bucal.

E você, o que acha da maçã? Costuma consumir essa fruta com frequência? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião conosco!


Dr. Paulo Zahr

Fundador e presidente da Odonto Company

Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).

Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.

Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.

Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.

A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.

Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!

E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:

“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”

Veja o que a imprensa já falou sobre a Odontocompany :