Clínico Geralabr 15, 2024

Ressecamento labial: quais as causas e como evitar o problema?

Lábios secos, ásperos e rachados são sinais de ressecamento labial. Apesar de bastante comum em épocas mais frias do ano, esse problema pode indicar que você não tem dado muita atenção à saúde bucal.

Assim como outras partes do corpo, a boca também precisa de cuidados especiais para se manter saudável e com uma boa aparência. E a boa notícia é que bastam algumas medidas simples para manter a sua boca e lábios saudáveis. Neste post, trouxe dicas práticas sobre como evitar o ressecamento labial. Continue a leitura e tire suas dúvidas!


O que é e quais as causas do ressecamento labial?

Antes de qualquer informação, você precisa saber que o ressecamento labial não afeta só a aparência, mas também influencia em problemáticas como: o aparecimento de bolinhas vermelhas dolorosas ao redor da boca, desenvolvimento da temida herpes labial e de feridas na região que podem sangrar.

O ressecamento labial é, basicamente, a pouca hidratação e, por consequência, a laceração dos lábios. A região da boca é mais propensa que outras áreas do corpo a ficar menos lubrificada, isso porque os lábios não contam com tantas glândulas sebáceas (responsáveis por umidificar a pele).

Geralmente, essa condição não oferece grandes riscos, mas caso você se incomode ou se envergonhe com a situação, não hesite em procurar ajuda dermatológica. Há algumas causas frequentes que podem estar associadas à desidratação dos lábios. Veja a seguir!


Tempo frio

Em climas frios, é comum que a umidade se mantenha mais baixa, sem contar na presença de ventos rápidos, gelados e constantes, o que pode prejudicar a hidratação da pele como um todo. Os lábios, como vimos anteriormente, por já serem naturalmente menos hidratados, sofrem mais.


Clima seco

Assim como em tempos gelados, o clima seco e quente também não conta com grandes taxas de umidade e, quando combinado com a desidratação causada pelo suor, fragiliza a pele do corpo. No caso dos lábios, considerando a pele mais fina, é comum que haja ressecamento labial.


Queimadura solar

Você é daquelas pessoas que passa protetor solar só quando vai à praia ou piscina? E que, mesmo quando passa o protetor solar, contorna a área labial? Pode ser que esses hábitos negativos estejam apoiando o seu ressecamento labial.

A área dos lábios é muito fina e sensível e a luz solar consegue prejudicar a saúde da pele. Dessa forma, invista em um protetor específico para a boca e o inclua na sua rotina de skin care!


Reação alérgica

Produtos como cremes dentais, batons e itens destinados a realçar o brilho labial não têm ingredientes hidratantes. Em contrapartida, esses produtos podem resultar no ressecamento da pele dos lábios e, em alguns casos, desencadear reações alérgicas.

É importante observar que a composição de batons e brilhos labiais pode apresentar pigmentos artificiais, o que também aumenta a probabilidade de causarem alergias, ressecamentos e até feridas labiais.


Respiração

A respiração excessiva pela boca pode desidratar os lábios, já que o ar que passa por eles retira a umidade, resultando em ressecamento. Muitas pessoas, ao dormir de boca aberta, tendem a acordar com lábios ressecados. A nossa dica, nesses casos, é que você priorize a respiração pelo nariz.


Desidratação

Não subestime a causa “desidratação”, afinal, ela é uma das maiores responsáveis pelo ressecamento dos lábios. Dessa forma, independentemente do clima que estiver enfrentando, para apoiar o funcionamento de todo o seu organismo e reduzir a incidência do ressecamento da pele e dos seus lábios, a nossa principal dica é: tome bastante água. 


Como prevenir o ressecamento labial?

Por ser uma região delicada do corpo, os lábios precisam de medidas especiais e produtos adequados para evitar o ressecamento. Mas, se você ainda não sabe por onde começar a rotina de cuidados, não precisa se preocupar, porque eu trouxe aqui uma lista de cuidados básicos para a saúde dos seus lábios. Confira!


Passe batom hidratante

O batom hidratante ajuda a manter a hidratação diária dos lábios. Por ser um item pequeno, pode ser colocado até no bolso, o que ajuda você a usá-lo a qualquer hora do dia. Geralmente, o batom é composto por agentes como manteiga de karité e pantenol, os quais deixam a boca bem hidratada.


Beba bastante água

A água é responsável por manter o organismo hidratado de dentro para fora. Desse modo, a baixa ingestão pode levar à desidratação e, consequentemente, deixar os lábios ressecados. Portanto, não espere sentir sede para se hidratar. Mantenha uma garrafinha com água sempre por perto.


Aplique dexpantenol antes de dormir

A pomada à base de dexpantenol promove uma hidratação profunda e duradoura nos lábios. Por isso, é ótima para ser aplicada no período noturno. A pomada promove uma regeneração labial que fará você acordar com a boca macia. Vale ressaltar que o seu uso a longo prazo ainda evita o envelhecimento precoce da região.


Não retire a pele seca dos lábios

Quando os lábios estão secos, muitas pessoas tiram a pele solta na tentativa de amenizar a situação. Entretanto, isso só piora. Além de atrapalhar a cicatrização, a retirada da pele seca causa machucados nos lábios que provocam desconforto e deixam a região exposta a infecções.

O ideal é esfoliar os lábios. Essa prática é fundamental para remover as células mortas e auxiliar na regeneração da região. A esfoliação também permite a melhora da penetração do hidratante labial.


Coma alimentos ricos em vitamina B

Uma alimentação balanceada faz toda a diferença na saúde não só da boca, mas de todo o corpo. Alimentos ricos em vitamina B são particularmente importantes para evitar o ressecamento labial, porque a vitamina B tem poder hidratante e regenerador.


Na lista abaixo, confira alguns alimentos ricos em vitamina B:


  • vegetais de folhas escuras;
  • feijão;
  • frutas cítricas;
  • abacate;
  • banana;
  • salmão;
  • carne;
  • arroz integral.


Evite passar a língua nos lábios

Passar a língua nos lábios dá uma sensação momentânea de hidratação. No entanto, esse hábito piora o problema, pois a saliva tem um pH ácido e é composta por enzimas digestivas que causam danos à boca.

Lembre-se de que ignorar as dicas apresentadas no texto não só impacta a sua imagem, como também pode prejudicar a sua saúde geral, gerando dor, feridas mais graves e apoiando o aparecimento das lacerações comuns da herpes.

Depois desta leitura, você já tem todas as armas para lutar contra o ressecamento labial. E, vale reforçar, esse problema não aparece apenas no inverno, hein! Não deixe de criar uma rotina de cuidados para manter os lábios saudáveis e um sorriso perfeito durante o ano inteiro! Invista em um hidratante labial, esfolie diariamente a região e, se usar batom, não se esqueça de removê-lo no fim do dia.

Gostou deste post? Siga a Odonto Company nas redes sociais para mais dicas sobre saúde bucal. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!


Dr. Paulo Zahr

Fundador e presidente da Odonto Company

Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).

Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.

Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.

Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.

A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.

Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!

E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:

“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”

Veja o que a imprensa já falou sobre a Odontocompany :