Outras especialidadesjun 18, 2020

Dor de dente na quarentena? Saiba o que fazer!

Sentir dor de dente já é complicado, imagina só durante a atual pandemia de COVID-19? Mas o isolamento social não é um obstáculo para você sanar seu problema. Confira algumas dicas da OdontoCompany para saber se a dor é um problema mais sério ou algo que dê para esperar para após a quarentena.


Sentir dor de dente é, às vezes, inevitável, mas quando isso acontece durante a atual pandemia, causada pelo novo coronavírus, fica a dúvida: é possível resolver sem precisar sair de casa? Em entrevista para a Segs, o Dr. Paulo Zahr, presidente da rede OdontoCompany, explica que é preciso analisar se essa dor é de algum processo inflamatório e que necessite de atendimento de urgência, ou se a dor advém de alguma sensibilidade, podendo ser resolvida com medicamentos ou aplicação de produtos específicos.


É o caso, por exemplo, de dores de dente aguda, fratura dentária com trauma no tecido bucal, tratamento odontológico prévio ou dores que estejam causando muito incômodo. Para identificar qual o seu problema, o Dr. Paulo dá uma dica: colocar água quente na região e observar qual a sensação: “O contato com a água quente pode, em algumas situações, provocar dor, reflexo de algum agravamento da saúde bucal. Nesse caso, a ordem é procurar o profissional imediatamente para analisar melhor o quadro”, revela.

Outra dica para saber se é preciso sair de casa por motivo de força maior é bater de leve no dente, de cima para baixo: “Se a dor vier instantemente à batida, é algum problema que também requer atenção e demanda cuidado odontológico”, completa.


E, ao contrário do que muitos pensam, aquele desconforto que sentimos ao comer algo quente ou gelado não costuma ser nada sério: “Neste caso, é uma sensibilidade dos dentes, que pode ser resolvido com o uso de pastas dentais específicas para essa demanda. Mas vale a pena ficar atento e, se o incômodo não amenizar, é preciso consultar um profissional, que pode avaliar se não é o caso de um tratamento, já que pode ter ocorrido também a remoção de uma parte do esmalte dentário”.


Nestes dias em que a recomendação é ficar em casa, alguns produtos facilmente encontrados em supermercados ou farmácias podem ser aliados da quarentena. É o caso, por exemplo, da água oxigenada. Quando aplicada ao local, tende a provocar efervescência, causando um efeito anti-inflamatório, limpando a região e desinflamando.

Mas se mesmo com as dicas acima a dor persistir, é sinal de que é realmente preciso acionar um profissional de confiança para garantir a saúde bucal, imprescindível nos dias de hoje.

Para estes casos, a OdontoCompany, maior rede de clínicas odontológicas do Brasil, já está oferecendo a opção de telediagnóstico nos tratamentos odontológicos de suas quase 700 unidades.

Veja o que a imprensa já falou sobre a Odontocompany :