O que faz a endodontia? Sabe o “tratamento de canal”? Este é procedimento realizado dentro da Endodontia, especialidade que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares.
A endodontia tem a função de tratar a estrutura interna do dente, chamada de polpa dentária. Isso porque, sem o devido cuidado nessa região, seu sorriso não consegue transmitir saúde e beleza.
As áreas de competência para atuação do especialista em Endodontia incluem:
- procedimentos conservadores da vitalidade pulpar;
- procedimentos cirúrgicos no tecido e na cavidade pulpares
- procedimentos cirúrgicos paraendodônticos;
- tratamento dos traumatismos dentários.
Se o problema na estrutura interna do dente não for tratado, forma-se uma coleção purulenta (pus) na ponta da raiz dentro do osso maxilar ou mandibular, chamada de abscesso. Um abscesso pode causar danos no osso ao redor do dente. Quando a polpa infectada não é removida, podem resultar dor e edema (inchaço). Alguns subprodutos da infecção podem causar lesões nos ossos maxilares e até extração do dente todo.
O dentista que se especializa nessa área é chamado de endodontista. Além de adquirir conhecimento sobre a formação e o tratamento das cáries dentárias profundas, esse profissional atua na correção de trincas, fraturas e outros traumas que venham a comprometer a estrutura interior do dente.
De uma maneira geral, a intervenção do endodontista é necessária para prevenir a ocorrência de infecções graves e para evitar a necrose completa, levando à perda dentária. Nesse sentido, é preciso saber identificar as situações nas quais o tratamento endodôntico é recomendado, conforme os exemplos abaixo:
- Cáries profundas;
- Dentes quebrados ou trincados;
- Sensibilidade intensa, especialmente a alimentos frios e quentes;
- Traumas com indicação de tratamento protético.
Entre outras complicações, a endodontia pode evitar a ocorrência de quadros sistêmicos de infecção, que surgem quando as bactérias presentes na cavidade bucal chegam à corrente sanguínea. Portanto, não deixe de marcar sua avaliação odontológica!