Estéticaabr 15, 2024

5 perigos das receitas para clarear os dentes que você vê nas redes sociais

A internet abriga muitos conteúdos extremamente úteis, mas também é um ambiente em que se pode publicar bastante informação sem fonte segura. Por isso, quem tem interesse em fazer um clareamento precisa conhecer os perigos das receitas caseiras para clarear os dentes que são compartilhadas nas redes sociais.

Esse tipo de post é muito comum no TikTok, por exemplo. São vídeos curtos com receitas que não só não fazem efeito como ainda podem causar vários danos à saúde bucal. Na tentativa de resolver um problema, você pode desenvolver algo mais grave ao seguir as instruções divulgadas.

Quer saber mais sobre isso? Continue lendo e conheça 5 perigos das receitas para clarear os dentes encontradas nas redes sociais!


1. Falso potencial clareador

Embora até possam parecer que fazem o efeito clareador, o fato é que muitas receitas compartilhadas na internet apenas removem a camada mais superficial dos dentes, devido ao uso de substâncias abrasivas, como carvão e limão. Logo, não há clareamento, de fato, mas sim um desgaste, causando uma série de prejuízos à saúde bucal.


2. Enfraquecimento do esmalte do dente

Um dos grandes problemas de desgastar o esmalte dentário é que essa camada externa não tem a capacidade de se regenerar. Ela não é como o cabelo e as unhas, por exemplo, que crescem de novo. Se você aplica uma substância para tentar um clareamento e tudo o que ela faz é corroer o esmalte, seus dentes ficam mais enfraquecidos.


3. Hipersensibilidade

O desgaste que os dentes sofrem nas tentativas de clareamento caseiro também faz com que eles fiquem mais sensíveis, o que pode estar relacionado ao desenvolvimento de pulpite, a inflamação da polpa do dente. A hipersensibilidade faz com que a pessoa sinta dor para comer e até mesmo ao falar, causando um desconforto intenso que atrapalhando a rotina.


4. Exposição da raiz

Ficar com a raiz do dente exposta é mais um dos principais perigos das receitas caseiras para clarear os dentes que se espalham pelas redes sociais. Isso acontece porque o poder abrasivo dos ingredientes utilizados faz com que a gengiva se retraia, deixando a raiz sem proteção. Com isso, ela fica mais suscetível à formação de placa bacteriana e tártaro.


5. Surgimento de manchas

Na tentativa de clarear os dentes com procedimentos caseiros, um dos riscos é obter justamente o resultado oposto. Sem contar com o conhecimento especializado de um profissional, você pode utilizar substâncias capazes de causar o surgimento de manchas nos dentes que podem até ser irreversíveis. Desse jeito, um futuro tratamento sério de clareamento vai ser um pouco mais trabalhoso.

Diante de todos esses perigos das receitas caseiras para clarear os dentes que são encontradas na internet, vale reforçar a importância de sempre seguir as orientações de um bom profissional. Se você precisa de um clareamento, marque uma consulta com um dentista para fazer o procedimento com toda a segurança e garantia de que vai alcançar o resultado que deseja.

Gostou deste post? Acompanhe os nossos perfis no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn para não perder outros conteúdos!


Dr. Paulo Zahr

Fundador e presidente da Odonto Company

Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).


Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.

Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.

Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.

A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.

Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!

E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:

“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”

Veja o que a imprensa já falou sobre a Odontocompany :